Como escolher o equipamento de treino ideal pra você?

Muitas pessoas possuem a motivação para se exercitar, mas não sabem escolher o equipamento de treino ideal para comprar. Se questionam qual o melhor para um treino de cardio, qual queima mais caloria, qual fortalece mais os músculos e por aí vai.

Se você é uma dessas pessoas, nossa dica é: se você vai investir em um equipamento de treino para ter em casa, invista no que mais te agrada e combina com seu estilo de exercício.

Para te ajudar nessa questão, trouxemos as diferenças básicas entre cada equipamento para você saber de todos os detalhes que vão ajudar no momento de escolha. Confira no post abaixo!

As características de cada equipamento de treino

Esteira

A esteira ainda é o equipamento cardio mais utilizado por aí, tanto em casa quanto na academia. O motivo é porque ela possibilita os nossos movimentos mais naturais: caminhada e corrida. Isto é, quando estamos motivados a dar aquela corridinha.

Como todos os equipamentos de treino, a esteira permite que você consiga evoluir gradativamente. Ou seja, da caminhada para a corrida.

A maior vantagem de ter uma esteira, além de poder caminhar e correr sem sair de casa, é que ela fica bem colocada em quase qualquer lugar. Isso significa que você pode, inclusive, colocá-la na frente da TV ou apoiar um tablet nela, para treinar assistindo alguma coisa sem ver o tempo passar.

Além disso, com a esteira, você tem um sistema de amortecimento para aliviar o impacto e proteger suas articulações. Isso é particularmente importante para os maratonistas de plantão, que pensam em adquirir uma esteira para treinar sem sair de casa.

Quer outra vantagem? Com a esteira, você tem maior controle da sua velocidade e inclinação do que na rua. É até possível realizar treinos intervalados com muito mais precisão na esteira, já que ela conta com medidores e cronômetros.

Resultados do treino na esteira

Para você ter uma ideia dos benefícios da esteira, num treino de 30 minutos de caminhada rápida você pode queimar até 350 calorias. Ao mesmo tempo, fortalece os músculos da coxa, glúteos, panturrilha e até o core inferior.

Além de garantir o desenvolvimento de massa magra e a perda de peso, um treino com essas características garante outros benefícios para sua saúde, como:

  • Melhora da circulação;
  • Melhora no sistema cardiorrespiratório;
  • Combate a osteoporose;
  • Previne doenças cardíacas;
  • Ajuda a controlar a diabetes e outras condições crônicas.

É o famoso “tudo de bom”.

Elíptico

Também conhecido como transport, o elíptico é um dos grande queridinhos de quem faz atividades físicas.

A maior vantagem do elíptico é que você pode caminhar ou correr nele com zero impacto, pois seus pés não saem dos pedais durante o movimento. Isso acaba fortalecendo muito a panturrilha, já que você acaba realizando um esforço bem localizado.

Outra vantagem é que o movimento em elipse trabalha musculaturas um pouco diferentes do que na caminhada e corrida normal. Neste equipamento, você ainda pode movimentar os braços e aumentar a carga gradativamente, o que aumenta seu gasto calórico e seu fortalecimento dos membros inferiores.

Imagina que prático você exercitar o corpo inteiro de uma vez só! E o elíptico ainda te permite assistir suas séries favoritas durante o treino, já que também é facilmente posicionado em qualquer ambiente.

Resultados no treino de elíptico

Com o elíptico, é possível trabalhar todos os músculos dos membros inferiores, como quadríceps, glúteos e panturrilha. Os membros superiores, como braços e ombros, também se beneficiam, pois a maioria desses aparelhos combinam movimentos de pernas com movimentos de braços.

Um treino de 30 minutos no elíptico queima, em média, 300 calorias. Experimente mesclar esse exercício com um treino de HIIT e veja seu corpo tonificado em pouquíssimo tempo.

Simulador de Remo

O treino no simulador de remo é um treino cardiovascular que trabalha ao mesmo tempo 85% dos grupos musculares. Portanto, se você for uma daquelas pessoas práticas e ocupadas que preferem fazer exercício um único equipamento, aposte no remo. 

Ele é um equipamento super recomendado para que você tenha um exercício mais completo.

Entre as vantagens do remo, principalmente os que são à base d’água, estão a falta de impacto; o trabalho integrado cardiovascular e muscular; e o equipamento compacto. Para você entender o tamanho da praticidade do remo, alguns podem até ser guardados em pé, facilitando muito na hora de armazenar o aparelho. 

Além disso, por ser um equipamento mecânico, precisa de baixíssima manutenção. Nossa dica é investir num simulador de remo à base d’água, que traz toda a potência do remo de verdade num aparelho super compacto.

Resultados no treino de remo

O simulador de remo oferece um treino físico que trabalha o corpo inteiro, envolve vários grupos musculares. Portanto, é um aparelho que trabalha resistência, força, flexibilidade e agilidade em apenas um aparelho.

O remo é um ótimo aliado para quem quer perder algumas medidas. Em 30 minutos de treino, é possível exercitar membros superiores e inferiores ao mesmo tempo, queimando até 400 calorias!

Bike Spinning ou Indoor

Outro equipamento de treino interessante para se ter em casa é a Bike de Spinning, ou Indoor Bike. Esse aparelho é uma grande bicicleta de treino, mas com a característica se ser o mais compacto aparelho de todos os citados. 

A Bike Spinning é muito prática e é possível ser colocada em frente à uma TV ou tela com aplicativos. Ou seja: sem desculpas para não curtir pedalar até cansar!

Hoje em dia, existem muitos aplicativos legais como o Cycling Workout Plus e Exercise Bike Workout. Como eles, você consegue realizar um treino bem interativo na bike, contando com indicadores muito úteis para acompanhar sua evolução.

Se você curte pedalar ou está muito afim de começar, a bike indoor é uma ótima opção de equipamento para ter em casa.

Resultados no treino de Bike Indoor

A bike spinning ou indoor é o melhor amigo da queima de gordura: em 45 minutos de uso, é possível queimar de 300 a 600 calorias só pedalando.

Além disso, fortalece muito o sistema cardiorrespiratório e os músculos inferiores, tonificando glúteos, coxas e pernas inteiras. E quem não quer ter pernas de ciclista?

Adicionado a isso, o spinning traz muitos benefícios à circulação, melhorando a qualidade de vida de quem sofre de enxaquecas, retenção de líquidos e tem tendência à trombose. 

Em conclusão para escolher o equipamento certo

A ideia é apostar num equipamento de qualidade que ofereça um treino que você curta. Essas são algumas opções divertidas que vão ajudar a preparar o corpo para o verão ou até mesmo para esportes, se você curtir bater uma bola ou correr maratonas.

A regra é se divertir malhando e se sentir bem!

Rolar para cima