O poder dos acessórios para o fortalecimento do corpo

Os acessórios podem ser uma excelente ferramenta para fortalecer o corpo e melhorar a performance nos exercícios. Eles podem ser combinados uns com os outros, com aparelhos, ou até mesmo utilizados sozinhos.

Para trazer algumas dicas conversamos com o treinador Diego Padilha que além de explicar mais sobre o uso dos acessórios ainda deu diversas dicas de exercícios.

Olha só!

Importância do uso de acessórios durante os treinos

Os acessórios podem ser utilizados para melhorar o desempenho, trabalhar diferentes músculos e até mesmo na prevenção de lesões, mas isso apenas quando utilizados de forma correta. 

Segundo Padilha, “as técnicas retrógradas de treinamento acabam limitando muito esse público [que não utiliza acessórios], uma vez que a busca excessiva por altas cargas e a competição egocêntrica acaba fazendo com que as pessoas não busquem técnicas auxiliares”.

O uso de acessórios também nos possibilita aumentar o repertório de exercícios, segundo o treinador isso aumenta o “repertório motor”. Além disso, “outra parte importante do uso de acessórios, principalmente elásticos, é a possibilidade de trabalhar com diversas intensidades e otimizar a prevenção de lesão principalmente em grupos iniciantes”.

Acessórios na academia, box, studios e até mesmo em casa

Muitos dos acessórios podem ser combinados com aparelhos, ou então podem ser utilizados sozinhos, e por serem mais acessíveis e fáceis de carregar e guardar, são ótimas opções para se ter em qualquer ambiente de treino, até mesmo em casa.

“Eu uso sempre com meus alunos as famosas mini bands, thera bands e as mini super bands. Isso falando só das possibilidades dentro do CT. Hoje com a modalidade “home training”, os tapetes de yoga também ganharam papel de destaque, já que podem transformar qualquer lugar em um espaço perfeito para treinar”, afirma Padilha.

Alguns exemplos de acessórios e os seus usos

Mini bands (Faixas de resistência): essas faixas elásticas são leves e fáceis de transportar, e podem ser usadas para aumentar a intensidade dos exercícios de força e flexibilidade. E segundo o treinador são “excelentes para início dos trabalhos. Gosto muito de utilizar esse material na ativação muscular antes do treino propriamente dito, além de ser um aliado importante na prevenção e na recuperação de lesões”.

Cordas de pular: as cordas de pular são uma excelente maneira de aumentar o condicionamento cardiovascular e trabalhar os músculos inferiores: Essa é uma aliada perfeita na queima de gordura e na melhora da resistência cardiorrespiratória. Um detalhe é o impacto gerado pelos saltos, gosto bastante de utilizar no segundo momento, quando o aluno já possui fortalecimento prévio das articulações envolvidas, afirma Padilha.

Faixa elástica Thera Band: A Thera Band Starke é uma faixa elástica ótima para a realização de exercícios que possuem como princípio amplificar o alongamento, tonificar e fortalecer todo o corpo, melhorando seu condicionamento físico e otimizando os seus treinos. “Acessório sensacional para a evolução no treinamento de força, uma vez que possui diversas intensidades e propicia ao atleta escalar novos desafios na busca da melhor performance”.

Tapete para Yoga: Ele é leve de fácil manuseio, ideal para levar ao parque, praça ou até no meio da natureza. Na academia ou em casa. “Esse acessório ganhou muito espaço na era do treinamento em casa, que ganhou força na pandemia. Com ele, qualquer lugar vira um ótimo espaço de treinamento”.

Bloco de Yoga: acessório indispensável para exercícios de equilíbrio e alongamento. “Mais um acessório que não pode faltar quando o assunto é treinamento em casa. Tanto para o trabalho de mobilidade quanto para as mudanças de vetor em cada exercício”.

Mini Super Bands: ideal para exercícios de reforço muscular e alongamento, podendo ser utilizado tanto nos membros inferiores quanto superiores. “Esse acessório é o meu preferido. Além de trazer tensões diferentes para níveis variados de condicionamento, é um excelente aliado nos trabalhos de mobilidade. Além disso, o atleta tem a possibilidade de trabalhar com ajuda de superfícies estáveis, uma vez que seu comprimento permite prendê-lo para exercícios que exijam maior amplitude de movimento”. 

Conte sempre com orientação de um profissional

Em geral, os acessórios podem ser usados para complementar um treino de força e condicionamento e ajudar a alcançar metas específicas de fitness. O treinador Diego Padilha lembra: “RESPEITE SEUS LIMITES. Muitas vezes as pessoas querem começar a treinar já usando altas intensidades ou metodologias avançadas e correm grande risco de não chegar ao seu objetivo e ainda lesionar no meio do caminho”. 

E sempre que for praticar qualquer atividade física, conte sempre com a orientação de um Personal Trainer ou de um Educador Físico, como lembra o treinador “o profissional é fundamental para manipular o controle de cargas, métodos e volume para que o aluno chegue a sua maior performance”.

Diego Padilha. Há 13 anos na área de preparação física, gestor do Centro de Treinamento ONFIRE, autor e idealizador do MÉTODO PDP que alia preparação física a inteligência emocional.

Mais Recentes

NEWSLETTER

Rolar para cima