Como começar a treinar e sair do sedentarismo?
O sedentarismo significa ausência de atividade física, na prática, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o indivíduo se classifica como sedentário quando a atividade física é inferior a 30 minutos por dia.
O sedentarismo é um fator de risco para doenças graves, pois afeta e fragiliza o organismo, ocasionando:
- Ganho de peso;
- Dores no corpo;
- Perda de massa muscular;
- Perda da densidade óssea;
- Distúrbios do sono;
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Colesterol;
- Estresse e depressão.
Atividade física
Os hábitos saudáveis devem ser adotados por todas as pessoas, desde crianças até adultos, incluindo a alimentação e a prática de exercícios físicos. Quanto antes você iniciar uma rotina melhor será para a sua saúde.
É recomendado realizar uma consulta com um médico, um fisioterapeuta e um educador físico para acompanhar a sua evolução, pois os exercícios devem ser realizados com frequência, porém respeitando os limites de cada um e aumentando gradualmente.
Benefícios da atividade física:
- Controle das taxas metabólicas;
- Perda de peso;
- Aumento da resistência;
- Aumento da estabilidade corporal (equilíbrio);
- Melhora a postura;
- Maior autonomia;
- Diminui dores no corpo;
- Diminui o estresse;
- Melhora o sono;
- Melhora a disposição.
Dicas para sair do sedentarismo:
- Organize o seu tempo (separe 40 min por dia para fazer atividade física);
- Inicie com exercícios leves (caminhadas, alongamentos e fortalecimento com o próprio corpo);
- Use as escadas sempre que puder (em casa, no prédio, no trabalho ou em outros lugares);
- No trabalho, se movimente a cada 2h;
- Escolha o que você gosta (caminhada, exercícios em casa, bike, esteira, musculação, funcional, pilates, entre outros);
- Intercale exercícios cardiovasculares e de fortalecimento;
- Constância (a dica 1 é muito importante para que isso aconteça).
Dicas para iniciar atividade física com segurança:
- Procure orientação de um profissional;
- Invista em equipamentos e acessórios de qualidade;
- Inicie com alongamentos e mobilidade, isso irá ajudar a aquecer e
- “acordar” o corpo;
- Faça exercícios cardiovasculares como: caminhadas, pular corda, pular step ou
- bike (por 20 min);
- Faça exercícios de fortalecimento utilizando: bands, halteres, bola suíça. Esses equipamentos conseguem tonificar o corpo todo, seguindo a orientação de posicionamento de um profissional.
Algumas orientações
– Fortalecimento de bíceps: halteres de 2 ou 3 kg, flexionar os cotovelos. Considere 4 séries com 15 repetições. Atenção ao posicionamento da cabeça, ela precisa ficar sempre alinhada com seu tronco.
– Fortalecimento de tríceps: band de resistência média, amarrar na maçaneta da porta ou parapeito, alinhar as 2 pontas, segurar em cada mão e estender o cotovelo. Considere 4 séries com 15 repetições.
– Fortalecimento de costas: sentar no tapete de borracha ou banco, a mesma band puxar estilo remada. Considere 4 séries com 15 repetições, coluna e cabeça alinhada.
– Fortalecimento de abdômen: prancha no tapete de borracha, atenção para não deixar o bumbum alto ou a barriga cair. Considere 3 séries com 30 segundos.
– Fortalecimento de glúteos e pernas: agachamento na parede (isométrico), encostar toda a coluna na parede e sustentar com os joelhos flexionados. Considere 3 séries com 20 segundos.
– Fortalecimento de glúteos e pernas: deitar de lado no tapete de borracha, flexionar os joelhos e utilizar a mini band leve ou média nos joelhos. Abdução das pernas, considere 3 séries com 15 repetições.
– Fortalecimento de glúteos e pernas: em pé, coloque a mini band nos tornozelos e apoie as mãos nas paredes, leve uma perna para trás com os joelhos estendidos. Considere 3 séries com 15 repetições.
Atenção ao posicionamento da cabeça para não ficar olhando para baixo, alinhe a coluna vertebral e solte o ar na contração, ou seja, na hora do movimento, contraia o abdômen para estabilizar o tronco.
Texto escrito pela Fisioterapeuta, Drª Gislaine Vieira.