Saiba como se prevenir das pegadinhas da Black Friday. Confira dicas:
Um dos dias mais aguardados do ano pelos consumidores que querem garantir aquele produto desejado por um preço mais em conta está chegando: a Black Friday!
Mas com toda a quantidade de ofertas tentadoras, existe também uma preocupação: Como não cair em golpes durante o evento?
Alguns comerciantes aumentam o preço dos produtos semanas antes e baixam para o valor padrão no dia da Black Friday. Dessa forma, o consumidor tem a percepção de que o item está em oferta e acaba comprando para aproveitar a falsa promoção, prática que ficou conhecida como Black Fraude.
Portanto, é importante ficar atento para não cair em nenhum golpe e garantir descontos que sejam, de fato, vantajosos. Por isso, a Defitness preparou algumas dicas para você garantir aquela oferta especial sem nenhuma dor de cabeça. Confira e salve esse post para não esquecer!
Dica 1: Investigue a origem da loja
É importante verificar se uma loja online é confiável antes de comprar na Black Friday 2022. Para checar se uma loja online é procedente, o consumidor pode recorrer a vários meios digitais, como consultar o CNPJ na Receita Federal, verificar a reputação do estabelecimento no Consumidor.gov.br, descobrir a confiabilidade da URL e checar se a loja está presente em uma lista de empresas fraudulentas do Procon-SP. Todos os anos, o Procon elabora uma lista com sites que já foram reprovados por consumidores. A instituição divulgou um ranking com mais de 400 empresas que não são confiáveis para fazer compras.
Além disso, o site do Reclame Aqui é um ótimo canal para entender um pouco mais sobre as empresas e os produtos que são interessantes para o consumidor. Nele é possível visualizar as avaliações e o relacionamento entre as empresas e os clientes.
Dica 2: Desconfie de preços muito baixos
Ninguém pode negar: a principal atração da Black Friday é o preço. Mas se for absurdamente baixo, vale um cuidado a mais — pode ser sinal de fraude. Faça uma busca em outros sites. Pesquisar bem é fundamental para não cair em uma cilada.
Dica 3: Procure empresas especializadas
Procurar por empresas especialistas proporcionará experiências mais personalizadas. Você poderá experimentar um atendimento mais consultivo e exclusivo que orientará na escolha do melhor produto para a sua necessidade.
Você pode conversar diretamente com os vendedores das empresas parceiras dos Marketplaces e tirar todas as suas dúvidas. Para isso, basta clicar no nome da empresa que aparece no produto durante a sua busca
Dica 4: Fique atento com o phishing
Phishing é uma técnica de engenharia social usada para enganar usuários de internet usando fraude eletrônica para obter informações confidenciais, como nome de usuário, senha e detalhes do cartão de crédito. Basicamente, os golpistas lançam milhões de iscas através de e-mails, SMS, mensagens via Whatsapp ou em redes sociais. Elas vêm com links falsos, que simulam uma promoção ou um cupom de desconto, levando para uma loja falsa. O objetivo, claro, é pescar seu dinheiro e capturar seus dados: CPF, identidade, conta corrente, números do cartão de crédito e senhas. Procure sempre o site oficial do varejista!
Para ficar ainda mais seguro, verifique se o endereço do site começa com https:// e também se possui o ícone de um cadeado ao lado. Além disso, verifique se o endereço e o CNPJ da empresa estão no rodapé do site.
Dica 5: Cuidado com o valor do frete
Quem não ama um frete grátis? Mas é preciso ficar de olho: tem vezes que o chamado “frete grátis” já está embutido no preço ou você pode encontrar um super desconto mas com um valor alto de frete. Então, regrinha bem básica para comparar e decidir: avalie o valor total da compra, somando preço do produto e do frete.
O que fazer caso se sinta lesado ao comprar produtos na Black Friday?
É possível procurar o Procon do seu Estado. Assim que você registrar o seu problema, o comerciante recebe a informação de que foi acionado e tem até 10 dias para responder à solicitação.
Antes de acionar o Procon, você também pode contatar a empresa por meio de seus canais de comunicação, como as redes sociais ou um Sistema de Atendimento do Consumidor (SAC). Em muitos casos, é possível resolver a situação rapidamente.
Também é importante você saber que por trás de todos os grandes magazines existem empresas parceiras que vendem inúmeros produtos e uma das vantagens ao comprar diretamente com essas empresas é a facilidade de comunicação. Como não há nenhum intermediador, o contato é direto e qualquer dúvida ou resolução poderá ser solucionada facilmente.
Confira o vídeo que preparamos para você com mais dicas de como aproveitar a Black Friday com segurança!
Agora que você já está pronto para aproveitar os melhores descontos, fique ligado!
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