Você está na dúvida se deve se matricular em uma academia ou se monta uma mini academia em casa?
A rotina de exercícios de muitas pessoas foi interrompida pela pandemia e agora, com a reabertura das academias, os treinos estão voltando.
E será que compensa voltar a pagar a mensalidade com esse abre e fecha do comércio? Ou é melhor investir em um equipamento fitness pra casa, mesmo com as academias abertas?
Vamos falar um pouco sobre essas dúvidas e te ajudar a tomar essa decisão!
Academias
Muitas pessoas amam estar na academia, amam treinar e sofreram muito com as academias fechadas, e agora estão sofrendo novamente para voltar à rotina de treinos, já que, mesmo que o corpo tenha uma boa memória muscular, é muito difícil fazer com que ele tenha o mesmo desempenho de quando era submetido a atividades físicas frequentes.
Depender de um único espaço de treino, faz com que você tenha que interromper sua rotina a qualquer momento, principalmente nesse tempo de pandemia, ou falte ao treino mesmo em condições normais, por diversos imprevistos como chuva, atraso, trânsito, etc.
Então vocês devem estar pensando: “Está parecendo que não compensa mesmo voltar para a academia”.
Errado!
Se você é aquele tipo de pessoa que ama a academia, atualmente, muitas possuem planos que disponibilizam para seus alunos vídeos e acompanhamento virtual!
O que quer dizer que você não precisa estar no espaço da academia para usufruir de seus benefícios.
O que nos leva a segunda dúvida: Compensa ter equipamentos em casa?
Sim!
Treino em casa
Como explicamos anteriormente, se você quer realmente manter uma rotina consistente, como todos os profissionais indicam, não pode depender de um único espaço de treino!
Assim, mesmo que você ame a academia e tenha acesso a uma agora, vale muito a pena ter a opção de treinar em casa sozinho(a) ou através de vídeo com seu Personal ou aula ao vivo da sua academia! Assim você varia seus treinos, o ambiente e não tem desculpa pra deixar de treinar, mesmo que hajam imprevistos.
E para você, que tem pouco tempo ou não gosta de treinar dividindo o espaço com outras pessoas, a melhor opção é um espaço de treino em casa!
Lembre-se que o acompanhamento de um profissional é importante, então procure opções na internet. Muitos educadores físicos adaptaram seus treinos e acompanhamentos para a versão online, fazendo com que, mesmo em casa, você possa ter um personal te acompanhando e hoje com opções bem acessíveis, inclusive!
Separamos algumas dicas sobre como montar um espaço de treino em sua casa:
Espaços Pequenos e/ou pouco tempo:
Se você não tem muito espaço em casa ou não tem muito tempo para treinar, invista em aparelhos e acessórios multiuso que fazem com que você treine seu corpo todo em poucas ou nenhuma variação.
Ótimas opções são Remos, que possibilitam um treino de até 85% de todos os grupos musculares, a Air Bike, que movimenta membros inferiores e superiores, ou o Espaldar, um ótimo acessório multiuso para treinos que, além de possibilitar exercícios para o corpo todo, ainda serve como espaço de armazenamento dos acessórios.
Acessórios individuais também são boas opções, com uma corda, um colchonete, uma band e alguns pesos, você já consegue variações infinitas de treinos para o corpo todo.
Grandes Espaços e/ou espaços externos
Se você possui um espaço maior para treinos, talvez investir em mais equipamentos ou equipamentos maiores, seja uma boa opção para você. Apostar em uma Esteira, Bike ou Elíptico para cardio e uma Estação para Musculação, faz com que você tenha mais opções de tipos de treinos dentro da sua casa.
Se você prefere treinar em espaços abertos, talvez um circuito seja bem legal para você, apostando em diversos acessórios, como Cones de Agilidade, Medicine Ball, Bolas de Pilates, Bands e Halteres.
Agora que você sabe porque ter uma mini academia em casa, vamos te explicar como montar esse espaço num próximo post! Já demos algumas dicas relacionadas ao tamanho do seu espaço e o tempo que você tem para treinar. Mas qual o melhor equipamento ou acessório para te ajudar com seu objetivo? Como e onde organizar isso em casa? Como cuidar do espaço? Qual equipamento é mais silencioso? Vamos te ajudar a solucionar essas dúvidas 😉