Você conhece a fita de suspensão? Queridinha dos personal trainers e das academias, essa fita é ideal para quem quer otimizar os treinos, trazendo uma boa ativação de todo o corpo durante os exercícios.
O melhor desse equipamento é que você pode fazer uma grande variedade de exercícios, e trabalhar toda a sua musculatura com o próprio peso do seu corpo.
Isso ativa diversos músculos, até mesmo que você nem sabia que tinha, além de trabalhar músculos que te ajudam a ter mais estabilidade. Assim, você otimiza muito os seus resultados!
Vamos conhecer mais a fundo esse acessório? De quebra, ainda trazemos dicas de exercícios para você realizar com sua fita. Acompanhe!
Vantagens e características da fita de suspensão
A primeira vantagem é sua enorme versatilidade. As fitas de suspensão são fáceis de instalar e podem ser usadas em qualquer ambiente com segurança, facilitando a rotina.
Nossas fitas, por exemplo, são produzidas em polipropileno e reforçadas com costuras extremamente robustas, para a sua proteção. Também possuem presilhas metálicas para regulagem e manoplas emborrachadas, o que aumenta o conforto do treino em qualquer posição.
Ainda falando de versatilidade, a fita de suspensão é um equipamento que pode proporcionar vários tipo de treino funcional. Ela possui a instabilidade como uma de suas principais características, o que força o aluno a realizar uma boa ativação do corpo durante todos os exercícios.
Além disso, este equipamento pode ser utilizado em diversos métodos de exercício, como o Pilates, o HIIT e até mesmo para reabilitar patologias. A fita também pode ser utilizada quando o aluno possui o objetivo de aumentar a resistência no exercício.
Também com o objetivo aumentar a resistência, a fita possui uma característica pendular. Isso quer dizer que, de acordo com a distância do aluno em relação ao ponto de ancoragem do acessório, maior resistência existirá no movimento.
Ao executar os exercícios na Fita de Suspensão, o aluno é desafiado também por não estar em contato total com o solo, o que acaba tornando os movimentos mais empolgantes e dinâmicos. Por isso, esta é uma ótima opção para ser aplicada durante o treinamento funcional.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de exercícios com a fita de suspensão logo abaixo. Confira!
Exercícios para fazer com a fita de suspensão
Exercício 1 – Abdominal com flexão das pernas
Para fazer este exercício, deve posicionar-se em flexão. Para executá-lo é preciso:
- Encolher os joelhos em direção ao seu peito e subindo as ancas e mantendo os abdominais contraídos;
- Estender completamente as pernas, ficando em posição de flexão.
O que exercita: Contribui para o desenvolvimento dos ombros, peito e tríceps. Este exercício também ajuda a trabalhar a zona lombar, dorsal e os bíceps.
Exercício 2 – Flexão
Para realizar este exercício, deve-se:
- Segurar as alças e estender as pernas, apoiando-se nas pontas dos pés. Quando mais juntas estiverem as pernas mais difícil se torna o exercício.
- Deve manter o corpo reto e o abdômen contraído.
- Descer o tronco até ao chão e subir os braços, ficando com eles estendidos.
- Além disso, pode-se fazer a flexão optando por outra técnica:
- Apoiar os pés nas alças e as mãos no chão, afastadas à largura dos ombros;
- Flexionar os braços, descendo o tronco e tocando com o peito no chão.
- Estender os braços, empurrando o peso do corpo para cima.
O que exercita: Ajuda a trabalhar as costas, o abdômen e os glúteos.
Exercício 3 – Remada Invertida
Para executar a remada invertida deve-se:
- Posicionar o corpo de frente para as fitas e inclinar-se para trás com os braços estendidos e mantendo as costas retas.
- O apoio dos pés varia com a inclinação do corpo, podendo ficar apenas apoiado nos calcanhares.
- Puxar o peso do corpo para a frente com os braços, apertando bem as omoplatas e não mexendo as pernas.
- Para dificultar o exercício, deve-se andar para a frente, pois quanto maior a inclinação do corpo maior a dificuldade do exercício
Exercício 4 – Agachamento
Para esse exercício, deve-se:
- Segurar as fitas de suspensão;
- Jogar o quadril para baixo como se fosse sentar numa cadeira;
- Subir até ficar com as pernas quase estendidas.
- Além disso, quando já se domina a técnica de agachamento pode-se realizar o agachamento apenas com uma perna, devendo-se:
- Colocar um pé no chão e o outro fixo na alça da fita, dobrando o joelho;
- Agachar até ligeiramente abaixo dos 90 graus.
O que exercita: O agachamento permite trabalhar as pernas, o abdômen e o bumbum.