Como aparelhos funcionais podem contribuir na performance de suas atividades de competição?

Os exercícios que contam com aparelhos funcionais são conhecidos por combinar uma variedade de movimentos naturais do corpo para melhorar o condicionamento físico e a resistência do corpo.

Com ações que utilizam, além de aparelhos específicos, muito do peso do próprio corpo, o funcional é indicado tanto para pessoas sedentárias quanto para atletas experientes. Mas quando o assunto envolve competições físicas, será que ele realmente ajuda?

A seguir, vamos explicar porque o os aparelhos funcionais podem ser grandes aliados para quem quer melhorar o físico para competições. Já que tonificam o corpo, maximizam a performance atlética e constroem resistência, são ótimos para intensas demandas de energia.

Acompanhe!

Os cuidados do treinamento funcional para atletas

Naturalmente, atletas exigem uma demanda mais intensa em seus exercícios. Quando em competição, essa questão se intensifica. É muito raro ver um atleta “esbaforido”, já que seu corpo é treinado o suficiente para atingir um estado ideal de atividade.

Portanto, é preciso conquistar resultados com mais rapidez e sem comprometer a saúde.

Por isso, antes de mais nada é preciso fazer uma avaliação das características individuais do atleta e o nível de atividade física que ele precisa. Afinal, é muito importante considerar esses pontos para prevenir lesões e acidentes durante treinos e competições.

A escolha do treinamento e periodicidade também vão depender dessa avaliação e dos resultados esperados pelo atleta. O tempo é um fator importante para quem se prepara para uma competição.

Um erro comum entre atletas experientes é pular algumas etapas básicas do treinamento funcional, confiando demais no potencial do seu corpo. A verdade é que movimentos básicos e simples são necessários no processo de evolução.

Pular etapas pode resultar em lesões inesperadas, comprometendo o quadro de rendimento do atleta.

Aliado à aparelhos funcionais, esse treinamento é uma ótima opção para trabalhar o corpo na sua totalidade. Isso possibilita um completo desenvolvimento do corpo, ideal para quem busca resultados homogêneos antes de competições.

Os principais benefícios do funcional para atletas em competição

Por trabalhar o corpo de forma completa, o treinamento funcional não isola movimentos de músculos e articulações. Além da força, ele exige bastante flexibilidade e equilíbrio, pontos muitas vezes ignorados por alguns atletas.

São treinamentos que te fazem se concentrar muito mais, pois envolvem uma mistura de ações e quebram aqueles ciclos repetitivos que às vezes ocorrem na musculação. Vamos listar, a seguir, alguns dos principais benefícios para o atleta:

  • Fortalecimento do core;
  • Articulações, tendões e ligamentos;
  • Melhora a execução de movimentos;
  • Aumenta a força muscular e resistência;
  • Potencializa a flexibilidade e equilíbrio.

Esses resultados são atingidos com mais facilidade se o atleta contar com acessórios funcionais durante o seu treino.

Os acessórios funcionais mais importantes para atletas

Muitas pessoas associam o funcional apenas a movimentos que utilizem somente o peso do próprio corpo. Isso é, de fato, a base do funcional e perfeito para a tonificação do corpo. A questão é que não é só isso! O treino também conta com vários acessórios que são ideais principalmente para quem tem uma competição à vista. 

O princípio do funcional é oferecer ao corpo a possibilidade de se movimentar em todas as direções, diferente de propôr repetições cíclicas em um só sentido. Isso existe principalmente para melhorar o equilíbrio e estabilidade articular.

Pensando nisso, é preciso contar com acessórios que propiciem uma variedade de situações para tais movimentos. Os principais aparelhos funcionais indicados a atletas são:

  • Fita de Suspensão;
  • Kettlebell;
  • Bola Suíça;
  • Faixa elástica;
  • BOSU;
  • Slide;
  • Medicine Ball;
  • Escada de agilidade.

O mais importante é aliar os exercícios que tem o peso do próprio corpo como principal ferramenta com aqueles que utilizam outros aparelhos. Um treinamento que combine bem esses dois fatores será essencial para ganhos musculares em menos tempo.

É claro, os ciclos do treinamento também vão fazer toda a diferença aqui. O funcional demanda bastante do corpo, então os treinos podem ser bem intensos.

Conclusão

Com tudo isso, podemos entender que o treinamento com aparelhos e acessórios funcionais, além dos seus tantos benefícios para a saúde e condicionamento físico, também quebra a monotonia de treinos repetitivos.

O funcional convida o atleta a mudar um pouco o seu mindset, que muitas vezes pode estar orientado para o treinamento “parcelado” dos seus músculos. No funcional, esse treinamento é no corpo inteiro!

Há, assim uma alta transferência de benefícios para quem quer rendimento atlético ou se prepara para uma competição focada no físico. O que não podemos esquecer é que o funcional é uma ferramenta, não a resposta para todas as angústias do atleta.

A avaliação física e o planejamento do treinamento é indispensável, considerando todo o contexto: o objetivo do atleta, o tempo que ele tem para o preparo físico, sua condição de saúde, etc.

Os ciclos de treinamento devem sempre respeitar os princípios correspondentes à competição específica que ele tem em mente também. Dessa forma, a melhor performance está a um passo de distância!


Rolar para cima