Janeiro Branco: atividade física ajuda no combate à depressão

Mulher praticando corrida fitness em ambiente urbano

A campanha Janeiro Branco alerta sobre a importância de conscientizar a todos sobre um dos transtornos mentais mais comuns nos dias de hoje, a depressão. 

Saber reconhecer, prevenir e tratar o transtorno é essencial para ajudar quem sofre desse mal. E a atividade física, associada a outros hábitos saudáveis, tem papel determinante na prevenção e no combate à depressão. 

Continue a leitura para entender melhor como isso é possível.

Sobre a Campanha

O Janeiro Branco existe desde 2014, quando foi criado pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, com o propósito de estimular a sociedade a debater sobre a importância da saúde mental nas relações humanas.

Desde então, a campanha tem ganhado cada vez mais notoriedade e espaços de debates para conscientizar população e autoridades governamentais, a respeito dos cuidados com a Saúde Mental e Emocional de cada indivíduo.

Depressão no Brasil e no mundo

A vida moderna tem trazido inúmeras conquistas e benefícios, mas, ao mesmo tempo, tem cobrado um preço muito alto para a Saúde Mental e Emocional das últimas gerações.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da Saúde Mental.

No Brasil, a depressão situa-se em 4º lugar entre as principais causas de ônus e ocupa o 1º lugar, quando considerado o tempo vivido com incapacitação ao longo da vida (11,9%). 

Segundo o Ministério da Saúde, as prováveis causas da depressão podem envolver questões genéticas, de Bioquímica Cerebral (quando há deficiência de substâncias cerebrais, chamadas neurotransmissores), ou ainda, questões desencadeadas por eventos estressantes.

Estudo demonstra a importância da atividade física

Segundo estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, a atividade física pode ser mais eficaz do que medicamentos para reduzir sintomas da depressão. O impacto foi visto em exercícios praticados ao longo de 12 semanas em 128.119 participantes, em qualquer intensidade.

O líder da pesquisa, Ben Singh da University of South Australia (UniSA), afirma que “Nossa revisão mostra que as intervenções de atividade física podem reduzir significativamente os sintomas de depressão e ansiedade em todas as populações clínicas, com alguns grupos mostrando sinais ainda maiores de melhora”.

O estudo concluiu, ainda, que a atividade física é altamente benéfica para melhorar os sintomas de depressão, ansiedade e angústia em uma ampla gama: população em geral, pessoas com transtornos mentais diagnosticados e pessoas com doenças crônicas.

Como a atividade física pode ajudar no combate à depressão?

O resultado da pesquisa citada acima, confirma o que muitos profissionais da saúde defendem há anos: a atividade física regular estimula a produção de neurotransmissores e hormônios responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar.

E, com o aumento dessas substâncias no organismo, os benefícios são inúmeros e muito mais duradouros no combate à apatia, desânimo e tristeza profunda (sentimentos comuns e devastadores da depressão).

Além do aumento na produção de serotonina, conhecida como um dos hormônios da felicidade, a prática regular de atividade física beneficia outros aspectos: 

Estimula a produção de endorfina – hormônio que nos deixa mais eufóricos e dá uma sensação de prazer momentâneo;

Aumenta o índice de dopamina – neurotransmissor responsável por levar as informações de “prazer” do cérebro para as várias partes do corpo;

Aumenta a produção de oxitocina – conhecido como “hormônio do abraço”, promove a sensação de felicidade em momentos como, por exemplo, dar um abraço em um familiar ou brincar com um pet. 

Funções cognitivas – melhora e protege a função cerebral, ou seja, a capacidade de pensar, tomar decisões e recordar o passado (o que pode até mesmo evitar o desenvolvimento de problemas degenerativos comuns na velhice).  

Dessa forma, a prática regular de exercícios físicos se confirma como indispensável para todos os aspectos da nossa saúde global, seja física, mental ou emocional.

Em conjunto com outros hábitos recomendados, como alimentação balanceada, não fumar, não beber bebida alcoólica, entre outros, a atividade física será sempre a melhor escolha para uma vida mais feliz e saudável. 

mulher praticando exercícios de alongamento em casa

E, se você não sabe por onde começar, opte por mudar alguns hábitos que ajudam muito: faça uma caminhada, troque o elevador por escadas ou comece com exercícios simples de alongamentos. 

O importante é dar o primeiro passo e estamos aqui para te ajudar, confira nossas opções de acessórios para alongamentos.

Janeiro Dourado

Janeiro não é só Branco, é Dourado também. A outra campanha vigente, Janeiro Dourado, surgiu em 2017 por iniciativa da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (Spamde) com a intenção de chamar a atenção para a prática de atividade física com segurança.

Ou seja, alertar a sociedade sobre a importância da avaliação médica realizada por um médico do esporte antes de inserir o exercício físico em nossa rotina, é a garantia de uma prática mais consciente, saudável e segura para todos. E, para saber mais informações sobre o assunto, confira AQUI.

Mais Recentes

Sobre a Campanha

Adicione o texto do seu título aqui

NEWSLETTER

Rolar para cima