

Podemos manter a mesma intensidade do treino no verão?
A gente sabe que praticar atividade física é uma prova de amor-próprio, não é mesmo? ️❤️
O que muita gente esquece é que nosso corpo tem limites, principalmente, quando o assunto é praticar exercícios físicos em dia com temperaturas extremas. Dependendo da intensidade e do nível de calor, podemos comprometer o nosso bem-estar físico e correr sérios riscos de desidratação, insolação, entre outros.
Quer saber mais sobre? É só continuar a leitura que a gente te conta!
Treino e calor intenso
Nesse período do ano, dias de extremo calor é comum em boa parte do nosso país e, como já sabemos, são dias que pedem maior atenção com a hidratação e uma alimentação mais leve.
Essa é uma recomendação para todos, mas para quem pratica atividade física é fundamental seguir outras recomendações, mais específicas.
Treino ao ar livre
Para quem treina ao ar livre, a exposição ao sol é prolongada e isso compromete não só a perda de água, mas também de sais minerais, nutrientes fundamentais para o nosso organismo.
Por isso, é fundamental hidratar-se muito bem, optar por treinos mais curtos para diminuir a exposição solar e escolher horários mais frescos (como de manhã ou à noite).

Outro ponto super importante, é estar atento aos sinais do seu corpo. Sede, fadiga precoce, tonturas e sonolência são os primeiros sintomas da desidratação. Nesse caso, pare imediatamente. Lembre-se que não faz mal algum diminuir a intensidade dos treinos para preservar sua saúde.
Além desses cuidados, não esqueça também de usar roupas leves e claras que ajudam a dissipar o calor, e de proteger a pele exposta ao sol com protetor solar aplicando a cada 2 horas. Para entender melhor outros cuidados básicos, é só conferir as dicas no nosso post 4 dicas para treinos no calor.
Treino indoor
Uma outra opção para você que não quer diminuir a intensidade de seus treinos, é considerar a possibilidade de treinar em ambientes fechados com temperatura controlada.
É o caso de academias, condomínios, ou até mesmo em residências que possuam temperatura controlada por meio de aparelhos de ar-condicionado. Nesses espaços é possível manter o mesmo ritmo e intensidade sem comprometer sua performance e seu bem-estar.
Lembrando, claro, que os cuidados básicos seguem os mesmos em ambos os casos, segundo alerta a Educadora Física do G1 Eu Atleta, Deborah Povoleri: “Até mesmo quem treina em ambiente fechado, como academia, deve manter hidratação e alimentação adequada.”
E, falando sobre o ambiente ideal, a temperatura recomendada para um treino saudável deve estar sempre entre 20ºC e 25ºC. Então, se você tem um ar-condicionado em casa, certifique-se que ele está bem regulado, para não correr o risco de temperaturas muito abaixo de 20ºC que podem causar possíveis lesões musculares.
Além dos dias de temperatura extrema, a outra vantagem dos treinos indoor, é garantir a corrida ou a pedalada em dias de chuva, já pensou nisso?! Pois é, e com um smartphone ou tablet você pode, ainda, simular um treino ao ar livre através da conectividade Bluetooth de algumas esteiras e bikes ergométricas.
Checklist pré-treino de verão

E, para os apaixonados pelo treino na praça, no calçadão ou no parque, preparamos essa Checklist para garantir uma prática mais saudável:
- beba líquidos abundantemente;
- use protetor solar no corpo e rosto a cada 2hs;
- use boné, óculos e viseiras para a proteção dos olhos e cabeça;
- uso de roupas leves;
- consuma alimentos leves, como frutas, água de coco, lanches naturais, entre outros;
- pratique as atividades por 45 minutos em média (4 vezes por semana), antes das 10hs e após as 17hs.
Vale lembrar que, seja ao ar livre ou indoor, o importante é treinar não importa onde!
E não se esqueça, diminuir a intensidade em alguns momentos é respeitar os limites do seu corpo, e isso também é uma forma de amor-próprio! Bora treinar?!💪